NOSSA HISTÓRIA
cachaça cambéba, uma história de qualidade e sabor
A CACHAÇA CAMBÉBA é um produto que passa por um amplo processo que vai desde a seleção da matéria-prima até o envelhecimento, sempre obedecendo a um rigoroso controle de qualidade para a obtenção de um produto de alto nível.
O sabor e a qualidade da cachaça CAMBÉBA são únicos e conquistados através da tradição e aprimoramento de uma verdadeira arte na produção de cachaça.
Em 1808, o então capitão JOSÉ FÉLIX DE AZEVEDO E SÁ do Regimento Miliciano da Infantaria das Marinhas do Ceará e Jaguaríbe, após combater e aprisionar vários corsários que pilhavam a costa cearense na região da Vila de Pecém – Distrito de São Gonçalo do Amarante. Em 05 de junho de 1808, recebeu a missão de Barba Alardo (Presidente da Província do Ceará e Administrador da Vila de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção – hoje Fortaleza – capital do Estado do Ceará) de conduzir os prisioneiros por terra à Cadeia Pública de Recife, capital da Província de Pernambuco, evitando-se a viagem marítima, devido à possibilidade de resgate dos prisioneiros.
Ao chegar à capital da Província Pernambucana, entrou em contato com o processo destilação utilizada na colônia uma bebida destilada, oriunda da fermentação de cana-de-açúcar, de baixo custo e com a possibilidade de substituir a bebida predileta dos colonizadores do Brasil – a BAGACEIRA (feita a partir da casca da uva e produzida em Portugal); surge então a CACHAÇA, bebida destilada genuinamente brasileira.
Com seu regresso ao solo cearense, passou a produzir CACHAÇA em sua propriedade na Serra do Juáno município de Soure (hoje Caucaia – CE), chamada de SÍTIO SÃO FÉLIX.
CAMBÉBA é uma palavra tupi-guarani cujo significado é:
kan = cabeça
béba = chata
“cabeça chata” – por isto, o cearense é conhecido até hoje por cabeça chata. Seus descendentes deram continuidade na produção da CACHAÇA CAMBÉBA até os dias atuais.
tradição reconhecida mundialmente
O processo artesanal da cachaça CAMBÉBA 100% orgânica foi posto a prova em países da África, América, Ásia, Europa e Oceania, recebendo reconhecimento, respeito, ganhando prêmios e difundindo a cultura da cachaça brasileira mundo a fora.